Estudar na Austrália Estudar no Canáda Estudar na Europa

Sistema de Ensino

 

O sistema de ensino alemão tem tido variadas reformas ao longo dos anos mas cada estado tem enveredado um pouco pelo seu próprio sistema independentemente dos outros.

Apesar da aparente complexidade pelos diferentes sistemas existentes, o estudante que tencione prosseguir para o ensino superior será levado a fazer o exame final do ensino secundário - Abitur.

O estudante nacional ou internacional com o secundário completo poderá assim candidatar-se a um curso superior na Alemanha.

Em relação ao ensino superior o governo alemão tem vindo a aplicar, tal como outros países da união europeia, o processo de Bolonha e podes contar com os graus de licenciatura (Bachelors) + mestrado (Masters). Depois destes graus académicos tens ainda a possibilidade de fazer o doutoramento.

A fim de se obter noutros países da União Europeia o reconhecimento e equivalência das qualificações alcançadas, a cada curso corresponde uma acumulação de créditos num sistema de creditação ECTS (European Credit Transfer System) ou seja, Sistema Europeu de Acumulação e transferência de Créditos.

Definiu-se que 1 ano lectivo de estudo a tempo inteiro corresponde a 60 créditos ECTS.

Para teres uma ideia melhor de como o sistema de ensino na Alemanha funciona, espreita este diagrama: