Estudar na Austrália Estudar no Canáda Estudar na Europa

Trabalhar na Alemanha

 

Quando decides ingressar no ensino superior fora do teu país terás sempre de ter em conta os gastos inerentes à tua permanência enquanto por lá estudares.

Para que as coisas corram da melhor forma deverás planear muito bem a tua viagem. Saber que gastos e que financiamento terás para te suportares é essencial! Procura fazer este planeamento e só depois as formas de aliviar os encargos.

Um trabalho em part-time é uma solução muito recorrente entre os estudantes e um bom meio de ganhares também alguma experiência no mundo do trabalho.

 

É fácil encontrar um trabalho enquanto estudamos?

Nesta questão está sempre muito implícita a energia e a vontade que queiras dispor na procura de um part-time.

Uma postura pró activa deverá fazer com que as oportunidades apareçam em diferentes áreas, desde empregado(a) de bar, café ou pub (clássicos nas massas estudantis), a estafeta, empregado(a) de loja de cópias, limpezas, babysitting, assistente na universidade, etc.

 

Salários

Procurando um trabalho poderás encontrar em função da zona onde estudes e do tipo de actividade, ofertas com remunerações entre 5 e 10 €/hora.

Um estudante da EU poderá trabalhar sem limite horário mas é fortemente recomendável que não se ultrapasse as 20 horas semanais. Desta forma previne-se a interferência com os estudos e salvaguarda-se a necessidade de pagar impostos sobre rendimentos.

 

Posso ficar na Alemanha depois de terminar um curso?

Sim. No entanto é importante saberes que nem todas as empresas favorecem a entrada de trabalhadores que apenas utilizem o Inglês como meio de comunicação. Será sempre uma boa ideia enquanto estiveres a estudar tirares em paralelo um curso de Alemão.

Assim, verás as tuas oportunidades de recrutamento e colocação no mercado de trabalho alemão aumentadas!