Estudar na Austrália Estudar no Canáda Estudar na Europa

Montreal

 

Montreal é a maior cidade da província canadense do Québec, a segunda mais populosa do Canadá, e também a segunda mais populosa cidade francófona do mundo, depois de Paris. Porém, também possui uma considerável comunidade anglófona, e um crescente número de pessoas cujo idioma materno não é nem o francês nem o inglês. É uma região administrativa do Quebec e situa-se na ilha homónima do Rio São Lourenço, sendo um dos principais centros industriais, comerciais e culturais da América do Norte.

É dos centros culturais mais importantes do país sediando vários eventos nacionais e internacionais, entre eles estão o “Juste pour Rire”, um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Festival de Jazz de Montréal, um dos maiores festivais de jazz do mundo, e o Grand Prix de Montreal. Com todos estes eventos, aliado ao seu centro antigo, “Le Vieux-Montréal”, é considerada a cidade mais europeia da América do Norte.

Montreal possui uma das populações mais bem educadas do mundo, juntando à maior concentração de estudantes universitários per capita de toda a América do Norte. A cidade possui quatro universidades - duas delas francófonas e duas delas anglófonas - e 12 faculdades. É um centro da indústria de alta tecnologia - especialmente na área de medicina e na indústria aeroespacial. Montreal é atualmente uma das cidades mais seguras do continente americano.

Fundada em 1642, Montreal, foi até a década de 1960 o principal polo financeiro e industrial do Canadá, bem como a maior cidade do país. Considerada até então a capital económica, também era considerada uma das cidades mais importantes do mundo. Porém, durante a década de 1970, a anglófona Toronto tomou o posto de capital financeira e industrial do país.

A Grande Montreal possui 3 635 400 habitantes, com 3 215 665 habitantes dentro da área urbanizada da cidade e 1 583 590 habitantes dentro de seus limites municipais, segundo uma estimativa da Statistics Canada. Habitantes da cidade são conhecidos como Montrealer, em inglês, e Montréalais (pessoa do sexo masculino) ou Montréalaise (pessoa do sexo feminino), em francês. É o maior polo rodoviário, ferroviário e portuário do Canadá, bem como possui o terceiro mais movimentado aeroporto do país.

Montreal é atualmente uma cidade multicultural, mas é uma exceção na província de Québec. Enquanto os habitantes de descendência francesa continuam a sair da cidade para se estabelecerem em subúrbios ou mesmo noutras cidades da província, os imigrantes continuam a estabelecer-se na cidade.

Para mais informações sobre a cidade de Montreal, visita www.tourisme-montreal.org

Clima


O que não deves perder em Montreal

Jardim Botânico de Montreal

Palais des Congrès (centro de convenções)

Rue Sainte-Catherine

Palácio das Artes de Montreal

Museu McCord de História Canadadiana

Catedral Marie Reine du Monde


Transporte em Montreal

Chegada a Montreal

Para o transporte do aeroporto de Montreal, poderás usar:

Informações da Cidade

Transportes Públicos