Estudar na Austrália Estudar no Canáda Estudar na Europa

Estudar na Holanda

 

A Holanda possui um sistema de ensino superior de grande qualidade, amplamente reconhecido e tornou-se um destino de enorme popularidade para estudantes internacionais. É o país (não anglófono) da Europa com mais cursos lecionados em Inglês – cerca de 1800 cursos.

Em 2009 existiam para cima de 44 000 estudantes de nacionalidade estrangeira o que representa quase 8 % da população estudantil no ensino superior.

Desde há muito tempo que a Holanda é um grande palco mundial de transações comerciais facto este que transformaram o país numa sociedade muito aberta à diversidade cultural que se reflete nos mais variados aspectos do dia-a-dia.

No ensino académico é estimulada, valorizada e respeitada a intervenção de cada estudante nas suas iniciativas próprias e é nessa atmosfera de grande abertura que a Holanda se transforma num espaço muito favorável ao desenvolvimento individual e criativo.

A oferta cultural e de lazer é grande, constante e variada.

O país é ideal para passeios de bicicleta e caminhadas entre os coloridos campos de flor, os tradicionais moinhos de vento e as zonas litorais. Conhecer a arquitectura dos edifícios mais emblemáticos, passar pelos canais de Amsterdão, porto de Roterdão e os famosos diques são roteiros obrigatórios na tua estadia por lá.

Os holandeses têm um grande conhecimento na área da engenharia hidráulica. Este facto está directamente relacionado com a circunstância de parte importante do seu território encontrar-se abaixo do nível médio das águas do mar, nas zonas de delta dos rios Reno e Mosa que ao longo da sua história foram marcadas por episódios de graves inundações com muitos prejuízos materiais e humanos.

Um vasto plano de intervenção pública resultou na construção de um complexo sistema de diques de controlo de inundações que é hoje considerado uma das maravilhas da engenharia civil.

Outros pontos de interesse acerca da Holanda:

Rounded Corner: Top-right
 
Rounded Corner: Top-right
 
  • Área: A Holanda está localizada na Europa central, faz fronteira com a Alemanha, Bélgica e mar do Norte e tem uma área com menos de metade do tamanho do território português.
  • População: Tem cerca de 18 milhões de habitantes (perto de duas vezes a população de Portugal). As cidades com maior concentração de população são: Amsterdão (capital), Roterdão e Haia. As duas primeiras com mais de 1 milhão de habitantes.
  • Clima: O clima é em grande parte do território temperado marítimo - Invernos amenos e Verões frescos.
  • Qualidade de vida: A Holanda tem um padrão de vida considerado elevado e altos índices de desenvolvimento humano.
  • Economia: Os holandeses têm a 16ª maior economia do mundo e o 7º maior PIB nominal per capita.
  • Segurança: O país é considerado seguro segundo os padrões europeus.
  • Saúde: O sistema de saúde holandês em geral é baseado em seguros de saúde privados obrigatórios embora existam fundos públicos para cobrir a assistência aos cidadãos de rendimentos mais baixos.
  • Educação: Reconhecido com sendo de grande qualidade e com foco tanto no desenvolvimento do estudante como no trabalho de grupo e interacção estudantil em âmbiente com nacionalidades muito variadas.
  • Transportes: O seu território tem baixo relevo e as cidades são bastante planas o que favorece deslocações a pé e de bicicleta. Tem também uma boa rede ferroviária entre outros transportes públicos a servir a população, pois a densidade ´populacional nas principais cidade é elevada.
  • Trabalho – Os estudantes da UE podem trabalhar em paralelo com os estudos, sem restrições. É sempre uma boa oportunidade de ganhar dinheiro extra e experiência profissional.
  • Salário: Em regime part-time, um estudante pode ganhar um bom complemento para os gastos decorrentes da sua estadia na Holanda.
  • Pós-Formação: Há um mercado com boas oportunidades de emprego. A taxa de desemprego é das mais baixas da Europa.
 
Rounded Corner: Top-right
 
Rounded Corner: Top-right

Navega no menu à esquerda e descobre o que temos para ti na Holanda!