Estudar na Austrália Estudar no Canáda Estudar na Europa

Sistema de Ensino

 

Após o término do ensino secundário ou tendo já uma formação superior o estudante nacional ou internacional pode concorrer para um curso no ensino superior norueguês.

O ensino superior norueguês é norteado pela ideia de uma “Education for all”, ou seja, assente no princípio básico de que toda a gente independentemente da sua condição socioeconómica, etnia, idade ou religião deve ter iguais oportunidades para estudar no ensino superior e por isso é um sistema gratuito, ou seja, não tem propinas.

A Noruega tem seguido, com grande alcance e sucesso, a implementação dos objectivos do processo de Bolonha e tem estabelecido o sistema (3 + 2 + 3):

  • Licenciatura com mestrado integrado: Licenciatura (3 anos) + Mestrado (2 anos)
  • Doutoramentos (3 anos)

 

A fim de se obter noutros países da União Europeia o reconhecimento e equivalência das qualificações alcançadas, a cada curso corresponde uma acumulação de créditos num sistema de creditação ECTS (European Credit Transfer System) ou seja, Sistema Europeu de Acumulação e transferência de Créditos.

Este sistema baseia-se na medição das horas que o estudante tem que estudar para alcançar os objectivos do programa de estudos.

As horas de estudo do estudante incluem as horas lectivas (aulas teóricas, aulas práticas/laboratoriais, aulas teórico-práticas, seminários), as eventuais horas de estágio, as horas dedicadas ao estudo e à realização de trabalhos, assim como as horas de realização de avaliações (testes, exames escritos/orais e apresentações de trabalhos).

Uma vez que a classificação final passa a ser uma média ponderada, as disciplinas onde o aluno tem que trabalhar mais terão um maior número de créditos e, por isso, as suas notas terão um peso maior na sua média, o que torna o sistema de avaliação mais justo.

Definiu-se que 1 ano lectivo de estudo a tempo inteiro corresponde a 60 créditos ECTS.

Assim, em geral no sistema norueguês tem-se:

  • Bachelor (licenciatura): 180 ECTS
  • Master (mestrado): 120 ECTS
  • Doctorates (doutoramentos): Não têm créditos associados

Para teres uma ideia melhor de como o sistema de ensino na Noruega funciona, espreita este diagrama: