Juniores

Programas de Juniores: as perguntas mais frequentes

FacebookWhatsAppLinkedInEmailShare

Os programas de juniores são cursos de férias no estrangeiro que, normalmente, decorrem durante o verão e são indicados para jovens entre os 12 e os 17 anos. O objetivo destes programas é que o jovem aprenda (ou melhore) um idioma de uma maneira mais divertida, enquanto faz amigos de todo o mundo. Uma forma mais natural de colocar em prática o que se aprendeu na sala de aula. Na sua versão mais popular, estes cursos de verão para adolescentes combinam aulas de um idioma com atividades sociais, culturais, desportivas e excursões. Existem ainda outros programas mais específicos que são focados num desporto, artes, matérias escolares, etc.

 

Qual a duração destes cursos de férias?

Dependendo do programa, há um número de semanas disponíveis em que podes fazer este curso de férias.. Fica ao critério do jovem e família decidir quantas semanas contratar, sendo que a duração mais popular são 2 semanas.

 

Em que datas estão disponíveis estes programas?

Normalmente estes campos de férias para adolescentes estão disponíveis nas férias escolares, Páscoa e Verão (julho e agosto).

 

Que tipos de programas existem?

A Information Planet dispõe dos seguintes tipos de cursos de verão:

  • Inglês Clássico: aulas de inglês combinadas com atividades desportivas, culturais e sociais.
  • Inglês Plus: aulas de inglês combinadas com uma segunda atividade ou tema (ex.: aulas de inglês com aulas de golfe; aulas de inglês com o tema Harry Potter)
  • Desporto: Treinos, workshops e jogos do desporto escolhido (Ex: futebol, golfe, ténis, equitação). Alguns destes cursos de verão incluem aulas de inglês.
  • Artes e Design: aulas e workshops de uma determinada área artística (ex.: artes performativas, fotografia, pintura) combinadas com outras atividades sociais e culturais. Alguns destes cursos de verão incluem aulas de inglês.
  • University Taster: aulas e workshops para desenvolver as tuas capacidades académicas e que te permitem experimentar e ganhar conhecimento sobre a área de estudo que queres seguir.

Estes cursos de verão estão disponíveis em países como o Reino Unido, Malta, EUA, Irlanda ou Canadá.

Marca já a tua reunião gratuita
Conversa com um consultor especializado, explora as opções que existem para ti e fica a saber tudo sobre estudar no estrangeiro
Mais informações

Porque devo participar num programa destes?

Estes programas são ideais para os jovens que pretendem aprender ou melhorar o inglês e também viver uma experiência internacional. A forma mais efetiva de aprender algo é se estivermos descontraídos, motivados e envolvidos com o ensino e estes cursos de férias são isso mesmo: o que aprendes nas aulas de inglês é depois posto em prática de forma natural através de divertidas atividades desportivas, culturais e sociais (ex.: gincanas, festas, karaoke, torneios desportivos), e no convívio com os outros estudantes internacionais. Uma experiência no estrangeiro traz sempre novas vivências e aprendizagens e, neste caso, tens ainda a possibilidade de explorar um pouco do país em que vai ser o teu curso de verão.

 

 

Não sei falar bem inglês, como vou comunicar durante o programa?

Em todos estes cursos de férias, o staff está preparado para receber estudantes internacionais e comunicar com os mesmos, independentemente de terem muita ou nenhuma fluência em inglês. Estas escolas recebem centenas de estudantes internacionais todos os anos e vão assegurar que te sentes compreendido e confortável. Os primeiros dias podem ser mais desafiantes, mas após o começo da tuas aulas e a prática diária, vai tornar-se cada vez mais fácil falar em inglês.

 

 

Vou sozinho ou inserido num grupo?

Podes ir das duas formas. O mais comum é ir de forma independente, ou seja, vais sozinho até ao aeroporto de destino, mas terás sempre um representante local à espera na chegada e que faz o acompanhamento até ao regresso. Esta é uma opção completamente segura. A Information Planet organiza também programas de grupo para determinados destinos, sendo que a diferença destes cursos de férias é que há sempre um representante da Information Planet a acompanhar os jovens desde a partida ao regresso, estando sempre com eles.

Ensino Secundário em Espanha - Estudar em Espanha

Se for sozinho sem ninguém a acompanhar-me, é seguro?

Completamente. O único momento em que vais estar sozinho é no avião, porque na chegada ao aeroporto de destino, um representante da escola do teu curso de férias vai estar à tua espera. No regresso, o mesmo representante vai acompanhar-te até à porta de embarque.
As companhias aéreas têm disponível um serviço de acompanhamento de menores que pode ser contratado como serviço extra.

 

Estes cursos de verão são seguros?

Estes cursos de férias para jovens são muito bem organizados pelas instituições e a segurança é levada muito a sério, pois os participantes são menores. O acompanhamento e a supervisão são feitos 24 horas por dia e há regras bastante rigorosas a cumprir.

 

Tenho um amigo que quer ir comigo, é possível?

Sim! Tanto nos programas de juniores individuais como nos programas de grupo, podes levar um amigo contigo. Sempre que possível podemos colocar-vos no mesmo quarto ou em quartos seguidos.

 

Quais os tipos de alojamento disponíveis?

Estes campos de férias no estrangeiro oferecem alojamento em residência de estudantes ou em casas de família (Homestay). As Homestay são casas particulares onde tens a oportunidade de viver e partilhar o dia-a-dia com uma família local. Estas famílias estão habituadas a receber estudantes internacionais e são cuidadosamente selecionadas e regularmente visitadas pela instituição que organiza o curso de férias.

 

Tenho o meu próprio quarto e casa de banho?

Depende do programa. Pode existir a possibilidade de escolher um quarto individual com casa de banho privada, mas o mais comum são quartos e casas de banho partilhados.

 

O que está incluído no meu curso de verão?

Estes programas incluem aulas, atividades sociais, culturais e desportivas, excursões (sendo que algumas podem ter um custo adicional), alojamento e alimentação. Nos programas de grupo, o bilhete de avião e o seguro estão também incluídos.

Contacta-nos para obter mais informação e marcar a tua reunião gratuita!