Perguntas frequentes

Quem é a Information Planet?

Fundada em Sydney em 1996, a Information Planet é uma agência educativa que cresceu para ajudar aqueles que pretendiam viajar, estudar ou trabalhar na Austrália. Em 2008 foi fundada a Information Planet Portugal, com o mesmo propósito, mas houve uma procura grande do mercado português em estudar em diversos países no estrangeiro e com isto crescemos, tornamo-nos uma empresa sólida e hoje representamos centenas de instituições de ensino em mais de 20 países diferentes. Ajudamos milhares de jovens a realizar o sonho de ter uma experiência no estrangeiro e a viver as melhores aventuras das suas vidas.

O que faz uma agência educativa?

Uma agência educativa ajuda adultos e jovens na orientação, organização, planeamento e concretização da sua experiência no estrangeiro, seja ela de trabalho ou estudo. A Information Planet está em constante inovação e connosco é possível encontrar as melhores opções de programas para estudar, trabalhar e viajar no estrangeiro.

Que tipo de serviços oferecem?

Na Information Planet encontras as melhores opções de programas no estrangeiro. Tratamos de todo o processo para trabalhar ou estudar no estrangeiro e damos suporte do início ao fim da tua viagem: consultoria, processos de matrícula ou inscrição, alojamentos, vistos, seguros, viagem e muito mais para quem quer iniciar os seus estudos académicos ou experiência profissional noutro país. Para mais informações, contacta-nos para marcarmos uma reunião gratuita.

Quem são os nossos consultores educativos?

São os nossos especialistas que vão acompanhar-te e orientar-te durante todo o teu processo de ida para o estrangeiro. Todos são profissionais certificados que já estudaram e trabalharam nos destinos em que somos especialistas, com experiências suficientes para te ajudar e direcionar de acordo com os teus objetivos e sonhos.

Como funciona o processo com a Information Planet?

Ao entrares em contacto connosco, vamos marcar uma reunião contigo, onde os nossos consultores especialistas vão fazer uma análise do teu perfil académico e objetivos, para entenderem em conjunto quais são as melhores opções para ti no estrangeiro. Com a nossa expertise e conhecimento, vamos orientar-te rumo ao destino em que terás mais oportunidades de crescer e ter a experiência da tua vida.

Porquê escolher a Information Planet?

Temos muitos anos de mercado no segmento de programas para o estrangeiro, somos credenciados junto das melhores instituições, parceiros e destinos no mundo. Damos-te todo o apoio desde o momento em que entras em contacto connosco até ao destino, oferecendo segurança nas tuas escolhas em cada etapa, para que a tua experiência no estrangeiro seja inesquecível.

Quero fazer um curso superior no Estrangeiro, mas não sei por onde começar?

A Information Planet é uma agência consultora educativa que tem como principal objetivo, analisar o perfil dos nossos estudantes e de acordo com o objetivo de cada um, apresentar as melhores opções disponíveis dentro do enorme leque de oportunidades de estudo no estrangeiro, atendendo a questões académicas, sociais e financeiras dos nossos estudantes. O primeiro passo é marcar uma reunião gratuita com um dos nossos consultores.

Que tipos de cursos superiores existem?

Desde licenciaturas a mestrados, passando por certificados, diplomas e adv. diplomas, AP Degrees e Top Ups, entre outros. Existem opções muito interessantes que normalmente são do desconhecimento geral. Na tabela seguinte é possível ter uma ideia geral sobre os tipos de cursos e correspondente nível:

Título Quadro Europeus de Qualificações
Certificate, Diploma e Ad. Diploma Nível 5
AP Degree Nível 5
Top Up Nível 6
Licenciatura Nível 6
Mestrado Nível 7
Doutoramentos Nível 8

Quais os requisitos?

Os requisitos académicos variam de acordo com o tipo de curso a que nos estamos a candidatar, normalmente quem quer frequentar uma licenciatura terá de ter o secundário completo ou frequentar o último ano; para quem quer ingressar num mestrado, terá de ter uma licenciatura completa ou estar a frequentar o último ano, no entanto pode ser necessário ter experiência profissional, ou até mesmo esta experiência profissional pode substituir o critério de ter o Nível anterior terminado. Cursos mais específicos exigem portfolios, exames próprios, entrevistas, etc. Será necessário, em todos os casos, comprovar o nível de domínio do idioma do curso a frequentar.

Ainda estou no 11º ano ou tenho o 12º ano incompleto, poderei candidatar-me a um curso superior?

Sim, é possível. Não só existe a possibilidade de frequentar um Foundation Year, que acaba por ser um ano de preparação, lecionado nas próprias universidades e que funcionam como um by pass para o primeiro ano das universidades, mas também porque é possível através de alguma experiência de trabalho ser considerado elegível para iniciar o 1º ano de um curso superior.

Necessito de algum certificado oficial de inglês?

Na maioria dos casos sim, no entanto, a Information Planet está autorizada a fazer determinados exames próprios de inglês. Noutros casos, a nota de inglês do secundário pode ser aceite ou, também, caso o estudante esteja a frequentar ou tenha frequentado uma escola internacional, pode ser suficiente para cumprir o critério do idioma. Resumindo, não realizar nenhum exame oficial antes de estarem definidas as opções de estudo.

E os meus exames nacionais?

Os exames nacionais não entram na avaliação a uma candidatura ao estrangeiro. Estes exames servirão obviamente para terminar o secundário em Portugal e conseguir o diploma final do secundário.

Quando devo começar a tratar do processo de candidatura?

Aconselhamos o início do processo um ano antes do início do curso a que nos estamos a candidatar, por um lado, porque existem diferentes datas limites de candidaturas e algumas podem mesmo fechar 10 meses antes da data de início do curso, por outro lado, para que seja possível preparar uma candidatura com a máxima qualidade possível. Não esquecer que não é necessário ter o ano completo para nos candidatarmos ao próximo curso, ou seja, por exemplo, é no início do 12º ano que nos candidatamos a uma licenciatura no estrangeiro.

Qual o valor das propinas?

Existem preços para todas as carteiras, no entanto há países onde o ensino é gratuito e outros onde as propinas são financiadas, ou seja, estudar no estrangeiro pode ser uma realidade para a esmagadora maioria dos jovens portugueses.

Como funcionam os pagamentos?

Normalmente os cursos podem ser pagos semestral ou anualmente. Algumas instituições podem ser mais flexíveis e permitir pagamentos mais faseados, mas será sempre necessário analisar caso a caso.

E existem bolsas ou outros tipos de ajudas?

Podem existir bolsas sobre a forma de redução no valor das propinas, financiamentos específicos para ajudar a custear a vida no país e, em alguns países europeus, pode ser possível obter um subsídio por parte destes governos.

Na situação específica do Reino Unido com o Brexit, continuaremos a ter as propinas financiadas?

Relativamente ao financiamento das propinas pelo governo britânico, este está confirmado para todos os estudantes que iniciarem o seu curso no ano académico 2020/2021 e para a totalidade do curso. Os estudantes que iniciarem em setembro de 2021 já não terão acesso às propinas financiadas.

Os cursos são reconhecidos em Portugal?

Todos os cursos tirados na União Europeia têm o reconhecimento automático no nosso país. Os cursos obtidos fora da União Europeia também são na sua esmagadora maioria reconhecidos em Portugal, no entanto é necessário avaliar algumas exceções. Dando o exemplo de Direito, em Portugal, como na maioria da Europa, o sistema jurídico é baseado no sistema romano-germânico (Civil Law), enquanto nos países da Commonwealth -entre eles o Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Austrália-, o direito é baseado no modelo anglo-saxónico (Common Law). Ou seja, teremos com certeza de frequentar cursos ou matérias adicionais para ver o nosso curso de Direito, reconhecido num outro sistema.

A Information Planet trata do alojamento?

Dependendo do destino, podemos tratar do alojamento.

Como comprar as passagens aéreas?

A Information Planet tem uma agência de viagens própria para dar suporte aos nossos alunos na compra de bilhetes de avião, inclusive com descontos para determinados destinos.

Preciso de algum visto?

Fora da Europa é sempre necessário um visto para se realizar um curso superior.

A Information Planet ajuda na obtenção do visto necessário?

Dependendo do destino, sim ajudamos.

Não tenho nacionalidade portuguesa, alguma diferença?

Para cidadão europeu as regras são basicamente as mesmas. Para não-europeus, os valores das propinas são normalmente mais elevados e as questões do visto podem ser diferentes.

Posso trabalhar no país enquanto faço o meu curso superior?

A esmagadora maioria dos países permite ao estudante trabalhar e assim obter um rendimento extra.

Posso levar a minha família?

Sim. Apenas cônjuge e filhos são automaticamente integrados dentro do visto do estudante. O cônjuge poderá trabalhar sem restrições e existem países em que os filhos podem frequentar as escolas públicas de forma completamente gratuita.

E depois de completar o meu curso, posso ficar a viver e a trabalhar no país?

Na Europa não existem fronteiras, por isso, poderás ficar a viver em qualquer país da União Europeia. Cada vez mais, há países como a Austrália, Canadá e Estados Unidos que atendendo à sua grande necessidade de profissionais qualificados, podem permitir a permanência no país por um período até 4 anos após a conclusão dos estudos, para que os recém-formados possam integrar o mercado de trabalho destes países. Excelente oportunidade para obter todo o retorno do investimento feito na formação e, por outro lado, grande probabilidade de ficar no país e obter a respetiva residência permanente.

O que são os programas Work and Travel?

São programas que permitem a um jovem entre os 18 e os 35 anos trabalhar num determinado país, durante um tempo limitado.

Que tipos de programas Work and Travel existem?

Desde programas de trabalho garantido e remunerado a estágios não remunerados.

É necessário visto para os programas de Work and Travel?

Todos os destinos fora da União Europeia exigem um visto, normalmente designado por Work and Holiday Visa.

A Information Planet trata do visto Work and Holiday Visa?

Sim, um dos nossos serviços é precisamente aplicar o Work and Holiday Visa e acompanhar todo o processo.

Quais os requisitos para o visto Work and Holiday Visa?

Varia de país para país:
- Austrália – ter entre 18 e 30 anos, Nível 5 de escolaridade e inglês nível médio
- Canadá – ter entre 18 e 35 anos
- Nova Zelândia - ter entre 18 e 30 anos
- Estados Unidos da América – ser estudante universitário

Qual a duração do visto Work and Holiday Visa?

  • Austrália – 1 ano (com possibilidade de extensão até 3 anos, cumprindo os requisitos)
  • Canadá – 2 anos
  • Nova Zelândia – 1 ano
  • Estados Unidos da América – 3 meses do Verão

O meu visto foi aprovado, quando terei de viajar para o país?

Os vistos aprovados terão de ser ativados até 1 ano após a data de aprovação do visto, ou seja, terás de chegar ao país de destino até 1 ano após a data de aprovação, caso contrário, o visto é cancelado. A única exceção é a Nova Zelândia, assim que o visto for emitido terás somente 1 ano para aproveitar.

Preciso de comprovar que tenho solvência económica?

Sim, pode ser necessário comprovar que temos determinado valor na conta bancária para que o visto seja aprovado.

Posso levar a minha família?

Este visto é individual e não permite estendê-lo a nenhum familiar.

Não tenho nacionalidade portuguesa, também é possível participar?

A maior parte das nacionalidades europeias têm acesso a este visto. As nacionalidades não-europeias também podem ter em acesso mas depende da legislação em vigor.

Existem vagas para estes vistos?

Sim, existe um número limitado de vagas para os vistos Work and Holiday Visa e também existem datas de abertura para podermos solicitá-los.

Vou ficar rico?

Dificilmente 😊, no entanto vai-te permitir custear toda a tua estadia no país, recuperares o que investiste no programa e em alguns casos conseguirás reunir um valor muito interessante!

Qual é a melhor época do ano para trabalhar no estrangeiro?

Em qualquer época do ano, uma vez que falamos de países em hemisférios diferentes e necessidades também diferentes. Lembra-te que é necessário inscreveres-te com algum tempo de antecedência para concluirmos com tranquilidade o processo de documentação e pedido de visto.

Como comprar as passagens aéreas?

A Information Planet tem uma agência de viagens própria para dar suporte aos nossos alunos na compra de bilhetes de avião, inclusive com descontos para determinados destinos.

Qual a importância de investir num programa de Work and Travel?

É uma oportunidade única de viveres num destes países, obteres uma experiência de trabalho internacional, conheceres pessoas de todo o mundo, melhorares o teu inglês ou francês, multiplicares as oportunidades de trabalho e muito mais. Certamente terás também o retorno financeiro de todo o investimento realizado neste programa.

Que tipos de Cursos de Línguas existem?

Existem dezenas de cursos diferentes, desde curso geral, até às preparações para exames oficiais, cursos de línguas direcionados para uma área específica como Gestão, Saúde, Aviação, entre outras. Podes contar com a ajuda de um Consultor da Information Planet para escolher o curso mais adequado para ti.

Como escolher o melhor programa para mim?

A Information Planet trabalha com as melhores escolas de línguas no estrangeiro e temos muitas opções para ti. Um Consultor da Information Planet irá apresentar-te as melhores opções, com base nos teus principais objetivos, o teu nível atual, as tuas preferências, a carga horária, a duração disponível e qualquer outra expectativa que tenhas em relação à tua viagem ao estrangeiro.

Qual a duração e carga horária dos Cursos de Línguas?

Podemos escolher entre 1 semana a 52 semanas e os cursos podem ser de 10 a 30 horas semanais.

Quais as datas de início dos cursos?

Poderás começar quando quiseres! A maioria dos cursos têm início semanal, mas poderás chegar com algum tempo de antecedência para que te possas adaptar à cidade.

Como funcionam os níveis?

É necessário realizar sempre um exame de aferição para identificar o nível de domínio do idioma e posterior colocação no respetivo nível.

Tenho como objetivo realizar um exame oficial e obter uma determinada nota. Como faço?

Excelente, vamos fazer um exame de nível ainda em Portugal e a escola aconselhará o número de semanas de curso de línguas a contratar, para que no final obtenhas a nota desejável.

Para além das aulas, as escolas proporcionam mais algum tipo de atividade?

Sim, as escolas têm um programa de atividades semanais (ex: excursões, noites de cinema, visitas a museus, etc.) e tu poderás inscrever-te nelas se assim o entenderes.

Para além das aulas em sala de aula tenho acesso a alguma ferramenta online?

Dependendo da escola e do tipo de curso, a resposta é sim. Terás acesso a uma conta online para realizares os exercícios propostos pelos professores. Poderás fazê-lo na escola ou aceder à tua conta desde o teu alojamento. Dependendo da escola, poderás continuar a ter acesso à tua conta mesmo quando o curso termina.

Como funciona relativamente ao alojamento?

É possível contratar alojamento e normalmente as opções são, residências de estudantes, casas de família ou Hostels.

O que são casas de família?

São casas particulares onde terás a oportunidade de viver e partilhar o dia a dia com uma família local, normalmente esta opção inclui pequeno almoço e jantar.

Tenho familiares na cidade de destino, é obrigatório contratar alojamento?

Claro que não, e assim conseguirás poupar bastante dinheiro.

Como comprar as passagens aéreas?

A Information Planet tem uma agência de viagens própria para dar suporte aos nossos alunos na compra de bilhetes de avião, inclusive com descontos para determinados destinos.

Posso levar a minha família?

Sim. Apenas cônjuge e filhos são automaticamente integrados dentro do visto do estudante. O cônjuge poderá trabalhar com algumas restrições e os filhos poderão frequentar as escolas públicas ou privadas, mas não serão gratuitas.

A Information Planet ajuda na obtenção do visto necessário?

Dependendo do destino, sim ajudamos.

Posso trabalhar no país enquanto faço o meu Curso de Línguas?

Na generalidade sim, mas há exceções: o Canadá e Estados Unidos da América não permitem que um estudante de cursos de Línguas possa trabalhar.

É possível prolongar o meu Curso de Línguas?

Sim, é sempre possível.

No que consiste um programa de High School no estrangeiro?

Um programa de High School no estrangeiro consiste na realização de uma parte ou ano completo numa escola secundária no estrangeiro, com a possibilidade de equivalência parcial ou total em Portugal.

Posso candidatar-me a qualquer ano do secundário?

Sim, é possível o estudante candidatar-se a qualquer ano do secundário (10º, 11º e 12º ano). Mesmo já tendo terminado o ensino secundário em Portugal é possível candidatar-se a este programa.

Quais as datas limites de candidatura?

Para os programas mais populares, a data limite é 15 de abril e 1 de maio, mas é possível realizar candidaturas até julho para escolas privadas e algumas públicas, desde que haja disponibilidade.

Quais as datas de início dos programas?

Para o ano académico completo, este inicia no final de agosto e termina em Junho. Para realizar apenas um trimestre ou semestre, é possível iniciá-lo em Agosto ou Janeiro.

Existe alguma restrição de idade?

Sim, normalmente estes programas são para alunos que tenham entre 15 e 18 anos, mas existem exceções.

Como vão ser os meus amigos?

Assim como em Portugal, os teus colegas de turma serão jovens da tua idade, que geralmente vivem perto da escola e podem ser de diferentes classes sociais ou nacionalidades. Terás oportunidade de participar em várias atividades dentro e fora da escola e conviver com todos eles. Por vezes, as famílias de acolhimento também têm filhos da mesma idade que tu, ou seja, não terás problemas em fazer novos amigos.

Como funcionam as equivalências no regresso a Portugal?

Por norma, não existe grande dificuldade em reconhecer o período de estudo no estrangeiro, no entanto é necessário ter esta questão em atenção. É fundamental realizar as matérias similares às que realizaria em Portugal para que as mesmas sejam depois reconhecidas.

Tenho oportunidade de subir a média do secundário?

Depende do destino, mas é completamente normal que o estudante consiga subir as médias ao realizar um ano académico no estrangeiro, uma vez que, apesar do ensino ser exigente, o método de ensino mais prático, potencia uma subida nas notas dos estudantes portugueses.

E os exames nacionais?

Se o objetivo é ingressar numa universidade portuguesa, terás de realizar os exames nacionais, se por contrário, o objetivo é ingressar numa universidade no estrangeiro, não será necessário realizar os exames nacionais em Portugal.

Quais as opções de alojamento?

O tipo de alojamento mais comum neste tipo de programas é o designado “Homestay”, isto é, casa de família, criteriosamente selecionada, onde o estudante tem a oportunidade de viver com uma família local, como se fosse membro da própria família. A alimentação encontra-se incluída neste tipo de alojamento, exceto o almoço durante a semana que é da responsabilidade do estudante. Outra opção também comum, é a residência de estudantes onde é possível ter mais privacidade e viver de uma forma mais autónoma.

Como comprar as passagens aéreas?

A Information Planet tem uma agência de viagens própria para dar suporte aos nossos alunos na compra de bilhetes de avião, inclusive com descontos para determinados destinos.

Qual o programa mais popular?

Sem dúvida nenhuma que o programa mais popular é o de ensino secundário nos EUA, através do visto J1. Trata-se de um programa patrocinado pelo governo americano que oferece a possibilidade a um estudante estrangeiro de ter uma experiência de vida académica e social nos Estados Unidos da América. Esta opção não permite escolher a escola, ou seja, apenas perto da data de ida para os EUA ficaremos a saber para que Estado e para que escola vamos estudar. Através de um valor adicional é possível escolher as preferências de Estado e Região, mas não fica garantido que a colocação será definitivamente numas das nossas opções. O Alojamento é sempre em casas de família, Homestay, famílias que voluntariamente acolhem estudantes internacionais para que assim haja uma troca de experiências culturais entre ambos.

Adoro desporto e gostava de estudar numa escola onde pudesse praticá-lo. É possível?

É completamente possível escolher uma escola onde um determinado desporto é “rei”, no entanto, estas opções normalmente têm um custo adicional.

O que são programas para Juniores?

São cursos de férias para jovens entre os 12 e os 17 anos, que na sua versão mais popular combinam aulas de idiomas com atividades sociais e excursões. No entanto, existem muitos outros programas, mais especializados, que podem estar focados em desporto, artes, matérias escolares, entre outros.

Qual a duração destes programas?

Podemos decidir o número de semanas a contratar, sendo 1 semana (Páscoa) ou 2 semanas (Verão) a duração mais popular.

Em que datas estão disponíveis estes programas?

Normalmente estes cursos para jovens estão disponíveis nas férias escolares, Páscoa e verão (Julho e Agosto).

Posso ir sozinho ou apenas em grupo?

Podes ir das duas formas. A Information Planet organiza programas de grupo para determinados destinos, sendo que a diferença destes cursos de férias é que haverá sempre um representante da Information Planet a acompanhar os estudantes desde a partida ao regresso, estando sempre com os estudantes. É também completamente normal que estejas interessado num determinado programa que não tenha opção de grupo; nesse caso, viajarás sozinho até ao destino, mas terás sempre um representante local à tua espera na chegada e que estará contigo até ao regresso. Esta também é uma opção completamente segura.

Se for sozinho sem ninguém a acompanhar-me, é seguro?

Completamente. O único momento em que estarás sozinho será apenas no avião, porque na tua chegada ao aeroporto de destino, terás sempre um representante da escola à tua espera. No regresso, o mesmo representante vai acompanhar-te até à porta de embarque. As companhias aéreas têm disponível um serviço de acompanhamento de menores que poderá ser contratado como serviço extra.

Tenho um amigo que quer ir comigo, é possível?

Sim! Tanto nos programas individuais como nos programas de grupo, podemos colocá-los no mesmo quarto ou em quartos seguidos.

E a segurança no destino?

Estes cursos de férias para jovens são muito bem organizados pelas instituições e a segurança é levada muito a sério. O acompanhamento e a supervisão são de 24 horas por dia!

Quais os tipos de alojamento disponíveis?

Estes programas oferecem alojamento em residência de estudantes ou em casas de família (Homestay). As casas de família são casas particulares onde terás a oportunidade de viver e partilhar o dia a dia com um residente local.

Tenho o meu próprio quarto e casa de banho?

Depende do programa. Pode existir a possibilidade de escolher um quarto individual com casa de banho privada, mas o mais comum são quartos e casa de banho partilhados.

Tenho familiares na cidade de destino, é obrigatório contratar alojamento?

Nos programas individuais, existe a possibilidade de contratar apenas o que designamos por day camp, onde terás a possibilidade de frequentar o programa durante o dia, normalmente das 9:00 às 18:00.

Como comprar as passagens aéreas?

A Information Planet tem uma agência de viagens própria para dar suporte aos nossos alunos na compra de bilhetes de avião, caso o bilhete não esteja incluído no programa.

Relativamente à alimentação, que tipo de comida servem?

Normalmente, o tipo de comida disponível é o mais universal e variada possível. Vais encontrar um pouco de tudo e, com certeza, comida vegetariana. Há sempre um salad bar, opção carne/peixe e vegetariana e sobremesa doce e/ou fruta. As refeições são servidas em regime de self-service.

O que está incluído no programa?

Estes programas incluem aulas, atividades sociais, excursões, alojamento e alimentação. Nos programas de grupo o bilhete de avião e o seguro estão também incluídos.

Preciso de levar dinheiro?

Convém levares dinheiro de pocket money para algumas compras. Também podem existir algumas atividades adicionais que não estão incluídas nos programas e que são opcionais, nesse caso, normalmente, existe um custo adicional.

Preciso de algum visto?

Se fores cidadão europeu e o curso de férias for na Europa, não. Para os países fora da Europa será necessário um simples visto de turista ou eletrónico. Na maior parte dos destinos o cartão de cidadão é suficiente.

É possível prolongar o meu programa de Juniores?

Sim, é sempre possível, desde que haja disponibilidade, sendo sujeito a um custo adicional.

A Information Planet pode organizar o programa para a minha escola com os meus professores a acompanhar?

Sim, é possível! Basta que a tua escola nos contacte e apresentamos um orçamento e programa para o grupo.