Ensino Superior

Os 5 receios mais comuns sobre estudar no estrangeiro (e como lidar com eles)

FacebookWhatsAppLinkedInEmailShare

Estudar no estrangeiro é uma decisão desafiante, e como todos os projetos de vida e grandes mudanças, é natural que surjam dúvidas ou receios antes de dar o passo final. O nervoso miudinho antes da partida faz parte da experiência também!

Deixamos-te abaixo os cinco receios mais comuns sobre estudar no estrangeiro e algumas sugestões de como lidar com eles.

 

Adaptação (a outro país e a uma nova vida)

É verdade, estudar no estrangeiro é uma grande mudança. Mas, se pensarmos bem, mudar faz parte da vida! Além disso, a Information Planet torna a tua adaptação mais fácil: organizamos sessões informativas antes da partida para que possas esclarecer todas as dúvidas, ficar a par de todos os processos, do que fazer na chegada e colocamos-te em contacto com outros estudantes que já estão ou vão para o mesmo destino que tu. Vais sair de Portugal já com uma rede de contactos importante e com toda a informação que precisas para que a transição para o teu novo país decorra da forma mais suave possível.

Dica: É importante embarcar nesta aventura com a mente aberta e estar disponível a conhecer novas culturas e pessoas. Participar nas dinâmicas de integração promovidas pela universidade e associação de estudantes (ex.: Introduction Week) são extremamente importantes para criares amizade com pessoas que estão na mesma situação que tu.

 

Saudades de Casa

É normal sentir saudades de casa, faz parte da experiência. No entanto, hoje em dia é possível estar mais perto mesmo estando fisicamente longe. Através de uma videochamada podes ir até Portugal e, claro, prepara-te para as visitas da tua família e dos teus amigos. Um dos lados mais positivos desta experiência é que vais conviver com outros estudantes internacionais que estão exatamente na mesma situação e, de certa forma, vão tornar-se a tua nova família.

 

Dica: Organiza um jantar típico com outros estudantes portugueses ou convida os teus amigos internacionais para conhecerem mais sobre Portugal.

 

A língua

Independentemente da língua oficial do país onde vais estudar, o ensino vai ser em inglês. Fora da universidade, a língua também não será um entrave: todos os países onde podes estudar com a Information Planet estão preparados para receber estudantes internacionais e, portanto, praticamente toda a população é bastante fluente a inglês. Claro, aprender a língua local é sempre uma mais-valia para a tua integração e é algo que no futuro tem valor no mercado profissional.

 

Dica: Se tens o sonho de estudar no estrangeiro mas não tens à-vontade com a língua inglesa, podes fazer um curso de inglês no estrangeiro com a Information Planet.

Marca já a tua reunião gratuita
Conversa com um consultor especializado, explora as opções que existem para ti e fica a saber tudo sobre estudar no estrangeiro
Mais informações

Dificuldade do Ensino 

Error 404: Not Found. Qualquer curso superior, seja em Portugal ou no estrangeiro, está sempre associado a um certo grau de exigência. No entanto, os cursos no estrangeiro não são mais difíceis! Aliás, o ensino é mais prático e tem uma carga horária mais reduzida, o que te dá uma maior flexibilidade na gestão do teu tempo. Isto acrescenta responsabilidade na forma como geres o teu plano de estudos, mas também te garante mais tempo livre.

Dica: Vê aqui o que os nossos estudantes têm a dizer sobre o ensino no estrangeiro: www.informationplanet.pt/testemunhos

 

Medo de falhar e desiludir 

Este é provável o receio mais comum de todos. É normal que sintas que tens todos os olhos postos em ti e não queiras desiludir ninguém (nem a ti próprio), seja pelo investimento que tu e a tua família estão a fazer ou porque todos acreditam no teu sucesso. Dá o melhor de ti e dedica-te a este desafio sem deixares de aproveitar esta fase. Vai ser uma experiência única na tua vida.

Dica: As universidades estrangeiras têm gabinetes de apoio ao estudante internacional para te ajudar em todas as questões. E, claro, podes sempre contar com o apoio da Information Planet. Mais uma dica: lembra-te sempre que outros estudantes internacionais vão partilhar este mesmo receio e falar ajuda sempre.

Contacta-nos para obter mais informação e marcar a tua reunião gratuita!