Estudar Medicina em Espanha: tudo o que precisas saber
Cada vez mais os jovens portugueses escolhem o estrangeiro para fazer os seus estudos superiores, sobretudo estudantes que pretendem entrar em medicina e que veem em Portugal a sua entrada dificultada pela média. Devido à proximidade ao nosso país e também pelo custo mais acessível de propinas, Espanha é um destino muito procurado pelos jovens portugueses. Com a Information Planet podes candidatar-te a uma grande variedade de universidades públicas de Medicina em Espanha, nas mais variadas regiões.
No entanto, é importante ter em conta que o processo de seleção para Medicina em Espanha difere bastante do português, sendo também ele exigente. Queres saber mais sobre como funciona o processo de candidatura para Medicina em Espanha? Vê abaixo todos os pontos!
Tens obrigatoriamente de realizar PCE’s (Provas de Competência Específica)
Para a candidatura às universidades de medicina em Espanha é obrigatório realizar as Provas de Competência Específica (PCE’s) de Biologia e Química, um género de “exames nacionais espanhóis”. São provas exigentes, tendo por base o que é lecionado no ensino secundário espanhol e, em condições normais, um estudante com o currículo português não consegue obter as classificações necessárias pois as matérias dadas são diferentes entre os países. Assim sendo, é importante que um estudante português aprenda as matérias do currículo dado em Espanha para ter sucesso nestes exames.
A escala de pontuação vai dos 0 aos 14 valores
A escala de pontuação para o acesso ao ensino superior em Espanha é diferente de Portugal. A pontuação vai dos 0 aos 14 pontos e resulta do cálculo da média do secundário com as notas das Provas de Competência Específica.
A média do ensino secundário é avaliada entre 0 e 10 pontos (no caso português é uma fórmula idêntica a dividir por 2 a média final de secundário) e os PCE’s entre 0 e 4 pontos, somando no total uma avaliação máxima de 14 valores. Desta forma, um estudante pode obter a classificação máxima nos PCE’s e melhorar a sua avaliação final, no limite, em 4 pontos.
No caso de medicina em Espanha, devido à exigência dos requisitos de entrada, é praticamente impossível para um estudante português com média de secundário inferior a 17 valores ter sucesso na sua candidatura, mesmo tirando nota máxima nas Provas de Competência Específica.
Os cursos de medicina em Espanha têm uma duração de 6 anos, permitem-te exercer depois em Portugal e são lecionados em espanhol.
Os prazos de candidatura são diferentes dos de Portugal
À semelhança de Portugal, existem duas fases diferentes de realização dos exames PCE’s. A fase “ordinária” (equivalente à nossa primeira fase de exames nacionais) e a fase “extraordinária” (equivalente à nossa segunda fase de exames nacionais). Os exames realizam-se entre maio e junho e o período de inscrição decorre entre fevereiro e maio. Os resultados das colocações estão disponíveis a partir de julho.
Os cursos são em espanhol e podes candidatar-te a várias universidades e regiões
Os cursos de medicina em Espanha têm uma duração de 6 anos, permitem-te exercer depois em Portugal e são lecionados em espanhol. Dependendo da região a que te candidatas, pode ser pedido que comproves o teu nível de espanhol através de um exame oficial.
Para além de Espanha, trabalhamos também com universidades de Medicina noutros destinos como Républica Checa, Letónia, Itália ou Hungria. Mais de 90% dos estudantes que se candidataram aos cursos de medicina com a Information Planet são aceites!