Medicina

Estudar Medicina em Espanha: tudo o que precisas saber

FacebookWhatsAppLinkedInEmailShare

Cada vez mais os jovens portugueses escolhem o estrangeiro para fazer os seus estudos superiores, sobretudo estudantes que pretendem entrar em medicina e que veem em Portugal a sua entrada dificultada pela média. Devido à proximidade ao nosso país e também pelo custo mais acessível de propinas, Espanha é um destino muito procurado pelos jovens portugueses.  Com a Information Planet podes candidatar-te a uma grande variedade de universidades públicas de Medicina em Espanha, nas mais variadas regiões.

No entanto, é importante ter em conta que o processo de seleção para Medicina em Espanha difere bastante do português, sendo também ele exigente. Queres saber mais sobre como funciona o processo de candidatura para Medicina em Espanha? Vê abaixo todos os pontos!

 

Tens obrigatoriamente de realizar PCE’s (Provas de Competência Específica)

Para a candidatura às universidades de medicina em Espanha é obrigatório realizar as Provas de Competência Específica (PCE’s) de Biologia e Química, um género de “exames nacionais espanhóis”. São provas exigentes, tendo por base o que é lecionado no ensino secundário espanhol e, em condições normais, um estudante com o currículo português não consegue obter as classificações necessárias pois as matérias dadas são diferentes entre os países. Assim sendo, é importante que um estudante português aprenda as matérias do currículo dado em Espanha para ter sucesso nestes exames.

Nesse sentido, a Information Planet dispõe de um curso de preparação para as PCEs, lecionado por um professor nativo, especialista em Biologia, Química e Espanhol que se dedica exclusivamente a preparar os estudantes portugueses para estes exames.

 

A escala de pontuação vai dos 0 aos 14 valores

A escala de pontuação para o acesso ao ensino superior em Espanha é diferente de Portugal. A pontuação vai dos 0 aos 14 pontos e resulta do cálculo da média do secundário com as notas das Provas de Competência Específica.

A média do ensino secundário é avaliada entre 0 e 10 pontos (no caso português é uma fórmula idêntica a dividir por 2 a média final de secundário) e os PCE’s entre 0 e 4 pontos, somando no total uma avaliação máxima de 14 valores. Desta forma, um estudante pode obter a classificação máxima nos PCE’s e melhorar a sua avaliação final, no limite, em 4 pontos.

No caso de medicina em Espanha, devido à exigência dos requisitos de entrada, é praticamente impossível para um estudante português com média de secundário inferior a 17 valores ter sucesso na sua candidatura, mesmo tirando nota máxima nas Provas de Competência Específica.

Os cursos de medicina em Espanha têm uma duração de 6 anos, permitem-te exercer depois em Portugal e são lecionados em espanhol.

Os prazos de candidatura são diferentes dos de Portugal

À semelhança de Portugal, existem duas fases diferentes de realização dos exames PCE’s. A fase “ordinária” (equivalente à nossa primeira fase de exames nacionais) e a fase “extraordinária” (equivalente à nossa segunda fase de exames nacionais). Os exames realizam-se entre maio e junho e o período de inscrição decorre entre fevereiro e maio. Os resultados das colocações estão disponíveis a partir de julho.

 

Os cursos são em espanhol e podes candidatar-te a várias universidades e regiões

Os cursos de medicina em Espanha têm uma duração de 6 anos, permitem-te exercer depois em Portugal e são lecionados em espanhol. Dependendo da região a que te candidatas, pode ser pedido que comproves o teu nível de espanhol através de um exame oficial. O curso de preparação para as Provas de Competência Específica disponibilizado pela Information Planet também inclui aulas de espanhol para te ajudar a melhorar o nível do idioma. Com a Information Planet podes candidatar-te a uma grande variedade de universidades públicas e em regiões diferentes.

Marca já a tua reunião gratuita
Conversa com um consultor especializado, explora as opções que existem para ti e fica a saber tudo sobre estudar no estrangeiro
Mais informações

Se gostavas de estudar medicina em Espanha, agenda uma reunião gratuita (e sem compromisso) com a Information Planet!

Para além de Espanha, trabalhamos também com universidades de Medicina noutros destinos como Républica Checa, Letónia, Itália ou Hungria. Mais de 90% dos estudantes que se candidataram aos cursos de medicina com a Information Planet são aceites!

Contacta-nos para obter mais informação e marcar a tua reunião gratuita!