Ensino Superior

As perguntas mais frequentes sobre o ensino superior no estrangeiro

FacebookWhatsAppLinkedInEmailShare

Fazer o ensino superior no estrangeiro é um objetivo de muitos jovens que procuram uma experiência diferenciadora, explorar o mundo e frequentar as melhores universidades. Mas uma mudança para o estrangeiro é sempre um desafio significativo e é natural que existam muitas dúvidas sobre todo o processo.

A missão da Information Planet é ajudar quem pretende estudar no estrangeiro e tornar esta mudança mais subtil, dando toda a orientação e esclarecendo todas as questões ao longo do caminho.

Se estás a considerar estudar no estrangeiro, continua a ler este artigo para saberes as respostas às perguntas que os estudantes mais nos colocam sobre fazer o ensino superior no estrangeiro.

Que requisitos tenho de preencher para estudar no estrangeiro?

Os requisitos dependem do curso, universidade e destino a que te estás a candidatar. Há opções para todas as médias. Quer seja licenciatura ou mestrado, é exigido que tenhas o ciclo anterior de estudos terminado ou estejas no último ano (ou seja, se te queres candidatar a uma licenciatura deves estar a terminar ou ter terminado o 12º ano). Em alguns casos, nomeadamente para os cursos de artes, pode ser necessário um portfólio ou entrevista. Tens também de comprovar o teu nível de inglês (por norma, através de um exame oficial como o IELTS). Numa candidatura ao estrangeiro, para além da tua média final, também o teu perfil vai ser avaliado através de documentação específica como CV ou Carta de Motivação

 

Preciso dos exames nacionais para me candidatar a uma licenciatura no estrangeiro?

Na maior parte das vezes, os exames nacionais não entram na avaliação de uma candidatura ao estrangeiro. Geralmente, as universidades internacionais apenas pedem a tua média final de secundário como requisito de entrada. Contudo, pode haver casos em que é necessário que faças algum exame nacional.

 

Qual o valor das propinas? Quanto custa estudar no estrangeiro?

O valor das propinas varia e há opções para todas as carteiras! Existem países com propinas económicas, como é o caso dos Países Baixos (cerca de 2.200€ / ano) ou com propinas gratuitas, como na Dinamarca e nos Países Nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia). Nos Países Baixos, as tuas propinas têm ainda um desconto de 50% no 1º ano de licenciatura. Nos destinos fora da União Europeia, o valor das propinas exige um investimento financeiro maior.

Adicionalmente, é preciso ter em conta dos custos de vida no país de destino (alimentação, alojamento,  transportes, comunicações, etc). O custo de vida depende sempre da cidade onde vais viver (as capitais são sempre mais caras), mas os nossos consultores podem falar-te de várias soluções para suportar estas despesas.

Deves ter em conta que os prazos de candidatura ao ensino superior no estrangeiro são diferentes de Portugal (em alguns países a 1ª fase termina a 15 de janeiro).

Posso candidatar-me ao estrangeiro e em Portugal ao mesmo tempo?

Sim, podes candidatar-te a vários países e depois tomares a tua decisão. A única questão que deves ter em conta é que os prazos de candidatura ao ensino superior no estrangeiro são diferentes de Portugal (em alguns países a 1ª fase termina a 15 de janeiro). Podes (e deves) começar a tratar de uma candidatura ao estrangeiro antes de terminares o 12º ano (se quiseres fazer a licenciatura no estrangeiro) ou a tua licenciatura (no caso de mestrado).

 

Quando devo começar a tratar do processo de candidatura?

As datas-limite de candidaturas variam e “antecipação“ é a palavra-chave para que tenhas acesso a uma maior oferta de opções e não percas nenhuma das fases de acesso. Não te esqueças que podes começar a tratar da tua candidatura ao estrangeiro sem teres terminado o 12º ano ou a licenciatura. Idealmente, aconselhamos a que comeces o processo um ano antes da data em que pretendes iniciar os teus estudos no estrangeiro, para que possas tratar do processo com calma e ter acesso a toda a oferta de cursos.

As perguntas mais frequentes sobre o ensino superior no estrangeiro - estudar no estrangeiro

Os cursos são reconhecidos em Portugal?

Todos os cursos tirados na União Europeia têm reconhecimento automático no nosso país. Os cursos obtidos fora da União Europeia também são na sua esmagadora maioria reconhecidos em Portugal, no entanto é necessário avaliar algumas exceções como acontece, por exemplo, com alguns cursos de direito.

 

Existem bolsas ou outros tipo de ajudas?

Podem existir bolsas sobre a forma de redução no valor das propinas, financiamentos específicos para ajudar a custear a vida no país e, em alguns países europeus, pode ser possível obter um subsídio por parte destes governos.

Sabias que na Dinamarca, caso estudes e trabalhes, para além do salário recebes ainda um subsídio extra do governo dinamarquês?

Marca já a tua reunião gratuita
Conversa com um consultor especializado, explora as opções que existem para ti e fica a saber tudo sobre estudar no estrangeiro
Mais informações

Como a Information Planet me pode ajudar?

Tratamos de todo o processo: ajudamos-te na escolha do melhor curso e país (de acordo com o teu perfil, notas e preferências); realizamos as candidaturas; recolhemos, traduzimos e certificamos toda a documentação necessária; temos sessões de coaching para entrevistas de acesso e exames de inglês; fazemos sessões de preparação antes da tua ida; temos uma International Experience Manager que te dá suporte no destino, e muito mais.

Contacta-nos para obter mais informação e marcar a tua reunião gratuita!