Ensino Superior

Como ter sucesso numa candidatura para estudar no estrangeiro

FacebookWhatsAppLinkedInEmailShare

Entre exames, contas à média e decisões importantes sobre o teu futuro, a verdade é que concorrer ao ensino superior pode ser um período stressante, ainda mais quando falamos da candidatura a uma universidade no estrangeiro. Mas temos boas notícias!

A Information Planet está aqui para te orientar e tornar realidade o teu sonho de estudar no estrangeiro! Fazer uma candidatura a uma universidade no estrangeiro é um processo complexo, mas é o nosso dia a dia há 14 anos. O sucesso das candidaturas vai ser um trabalho de equipa entre ti e a Information Planet. O nosso papel é garantir que entras nas melhores opções para ti; o teu é assegurar que elevas o teu perfil pessoal e académico o máximo possível. Queres saber como? Vê a lista abaixo com os principais indicadores que deves ter em conta para que as tuas hipóteses de sucesso aumentem.

1. Luta por uma boa média

É importante que tentes obter as melhores notas possíveis para que tenhas acesso a uma maior oferta de cursos e possas escolher exatamente aqueles que queres. Este não é o único fator determinante numa candidatura a uma universidade no estrangeiro e existem opções para todo o tipo de médias, mas quanto melhor a tua média for mais opções tens!

 

2. Melhora o teu Inglês

O ensino no estrangeiro é lecionado em inglês, o que exige que tenhas algum domínio da língua; isto não significa que tenhas de ter um nível muito avançado no idioma. É comum as universidades exigirem como requisito de entrada que comproves o teu nível de Inglês através de um exame oficial de proficiência (ex: IELTS). Se não te sentes confiante com o idioma, faz pequenas coisas como ver filmes sem legendas ou ler livros em inglês para que possas ir aumentando a tua fluência.

Sabias que com a Information Planet podes fazer cursos intensivos de inglês ou cursos de preparação para exames oficiais em vários destinos?

 

3. Reflete sobre qual a área que queres estudar ou as tuas áreas de interesse

Quer saibas exatamente a área que gostavas de estudar ou tenhas apenas uma vaga ideia das tuas preferências, este é um dos pontos mais importantes numa candidatura. Não tenhas medo de explorar os teus interesses e o teu potencial! E mesmo que os teus interesses pareçam à partida que não combinam, não os descartes: há licenciaturas e mestrados no estrangeiro que aliam duas áreas de estudo distintas. O nosso aconselhamento especializado vai ajudar-te a encontrar os cursos mais indicados para ti.

 

4. Procura aconselhamento especializado

Só através de aconselhamento especializado vais estar 100% a par de todas as possibilidades e soluções que se adequam ao teu perfil, preferências e objetivos. Ao longo do processo é também importante teres apoio na tua candidatura e inscrição, no tratamento da burocracia e, claro, teres alguém que te guie e te dê acesso a informação privilegiada que garanta que a tua candidatura tem sucesso. A Information Planet faz tudo isto! Podes começar por marcar uma reunião gratuita e sem compromisso com um dos nossos consultores!

Marca já a tua reunião gratuita
Conversa com um consultor especializado, explora as opções que existem para ti e fica a saber tudo sobre estudar no estrangeiro
Mais informações

5. Trata de tudo com antecedência

Antecedência é uma das palavras-chave para uma candidatura de sucesso. Inicia o processo de estudar no estrangeiro com antecedência para teres acesso a uma maior oferta de cursos, evitares qualquer contratempo e para que possas desfrutar de todo o processo com tranquilidade.  Sabias que podes (e deves) começar a tratar de uma candidatura ao estrangeiro antes de terminares o 12º ano (se quiseres fazer a licenciatura no estrangeiro) ou a tua licenciatura (no caso de mestrado)? Os prazos de candidatura a uma universidade estrangeira terminam muito mais cedo do que em Portugal e é necessário ter isso em conta: em alguns países a 1ª fase termina a 15 de janeiro).

Contacta-nos para obter mais informação e marcar a tua reunião gratuita!