Ensino Superior

Quanto custa estudar no estrangeiro?

FacebookWhatsAppLinkedInEmailShare

Estudar no estrangeiro envolve sempre um investimento financeiro. Assim como acontece quando mudas de cidade em Portugal, tens de suportar o valor das propinas e vida na tua nova morada. Mas será o investimento muito maior quando comparado a estudar noutra cidade em Portugal?

Podes estudar com propinas gratuitas ou económicas

Embora haja países como os EUA ou Reino Unido onde as propinas têm valores mais elevados, a verdade é que em certos destinos o ensino é gratuito para os estudantes com cidadania europeia. Na Dinamarca e Países Nórdicos podes contar com propinas gratuitas durante a tua licenciatura ou mestrado. Existem também outros destinos onde as propinas são mais acessíveis, como a Irlanda ou Países Baixos. Nos Países Baixos, por exemplo, tens propinas económicas (cerca de 2.500€/ano).

 

Propinas e custo de vida

Ao estudares no estrangeiro tens de considerar o investimento na tua licenciatura / mestrado – que até pode ter propinas gratuitas – e o custo de vida no destino. Tanto um valor como o outro variam consoante as tuas escolhas. No mesmo país, o custo de vida pode variar bastante: as capitais são sempre cidades mais caras.

 

Consigo suportar o custo de vida?

Para além de ser possível escolher um país/cidade mais “amigo” da tua carteira, vais poder ter um part-time enquanto estudas. No estrangeiro, ao contrário do que acontece em Portugal, é bastante comum os estudantes trabalharem em part-time porque os cursos estão pensados para tal. Desta forma, consegues suportar várias despesas!

Em certos países, podes ainda aproveitar certos benefícios e subsídios. Na Dinamarca, por exemplo, tens acesso a um subsídio extra do governo caso trabalhes enquanto estudas. Nos Países Baixos tens alguns financiamentos relativos ao alojamento, transportes ou saúde.

É caso para dizer: estudar no estrangeiro é para várias carteiras! Para além da vertente académica e dos teus objetivos pessoais, a Information Planet também te ajuda a encontrar as melhores opções de acordo com o teu contexto económico. Mas não te esqueças: é sempre importante que tenhas algum dinheiro de lado a contar com o investimento inicial e os primeiros tempos no teu novo país.

Contacta-nos para obter mais informação e marcar a tua reunião gratuita!