Ensino Superior

8 razões para estudar no estrangeiro

FacebookWhatsAppLinkedInEmailShare

É provável que estudar no estrangeiro seja uma ideia que já te passou pela cabeça ou que faz parte dos teus planos. Como acontece com todos os grandes projetos de vida, é natural que tenhas muitas dúvidas ou que não saibas por onde começar.

A Information Planet é especialista em orientar e tratar de processos para quem quer estudar no estrangeiro. Em Portugal, já ajudámos mais de 10.000 estudantes! Estamos aqui para te guiar no primeiro passo e em todos os outros que se seguem.

É provável que já tenhas ouvido muitas coisas sobre estudar no estrangeiro porque ao longo do tempo, várias ideias pré-concebidas sobre o assunto foram surgindo. O nosso papel é desmistificar algumas destas ideias e explicar-te como, na realidade, há várias razões por que estudar no estrangeiro pode ser a solução para ti.

 

#1 Há opções de cursos para todo o tipo de médias

A fazer contas à média? Respira fundo… há soluções para ti e o curso dos teus sonhos pode estar mais perto do que imaginas! Uma média alta é sempre uma vantagem porque quanto maior for, mais opções tens disponíveis. No entanto, uma média mais baixa não te impede de estudar fora porque, ao contrário de Portugal, a média não é o único fator decisivo para entrares numa universidade estrangeira. A média final do secundário tem importância, mas são ainda contabilizados outros critérios como cartas de motivação e recomendação, CV, os teus hobbies ou atividades extracurriculares.

Para além disso, há universidades que têm formas de acesso mais vantajosas. Sabias que é possível entrar em medicina na Europa através de um exame de admissão e sem média final do secundário?

 

#2 As notas dos exames nacionais não são tidas em conta

Por norma, as universidades internacionais apenas pedem a tua média final de secundário como requisito de entrada e que comproves o teu nível de inglês através de um exame de proficiência em inglês (ex.: IELTS). Podem existir exceções, mas na grande generalidade, as tuas notas dos exames nacionais não são tidas em conta, apenas a média com que terminaste o secundário ou uma disciplina em particular.

Sabias que podes (e deves) começar a tratar de uma candidatura ao estrangeiro antes de terminares o 12º ano (se quiseres fazer a licenciatura no estrangeiro) ou a tua licenciatura (no caso de mestrado)? Os prazos de candidatura a uma universidade estrangeira terminam muito mais cedo do que em Portugal (em alguns países a 1ª fase termina a 15 de janeiro).

Tendo nacionalidade europeia, há países em podes estudar com propinas gratuitas como a Dinamarca ou Países Nórdicos (Finlândia, Suécia, Noruega), ou com propinas económicas como os Países Baixos.

#3 Podes estudar com propinas gratuitas e ter acesso a outras vantagens

Tendo nacionalidade europeia, há países em podes estudar com propinas gratuitas como a Dinamarca ou Países Nórdicos (Finlândia, Suécia, Noruega), ou com propinas económicas como os Países Baixos (cerca de 2200€/ ano).

Na Dinamarca, caso estudes e trabalhes, para além do salário recebes ainda um subsídio extra do governo dinamarquês. E nos Países Baixos, as tuas propinas têm um desconto de 50% no 1º ano de licenciatura e tens ainda a possibilidade de concorrer a alguns subsídios e financiamentos que vão dar alguma ajuda nas tuas despesas.

Já imaginaste estudar nas melhores universidades do mundo tendo estas vantagens?

#4 Há destinos para todo o tipo de carteiras

Qualquer curso superior está associado a um investimento, seja em Portugal ou no estrangeiro. Mas sabias que em certos casos pode até ser mais económico estudar lá fora do que no nosso país? Como falámos no ponto anterior, há vários países da Europa que oferecem vantagens no valor das propinas e onde podes mesmo estudar gratuitamente.

Claro que existem outros custos – alojamento, alimentação, transportes – e o investimento vai sempre depender do país, cidade e universidade que escolheres. Mas há algumas formas de aliviar essas despesas: o ensino no estrangeiro tem uma carga horária mais reduzida e é pensado para que os estudantes possam conciliar os estudos com um part-time e assim obter um rendimento que lhes permita suportar as despesas.

 

#5 O ensino é mais prático e a carga horária é muito (mesmo muito) mais reduzida

O ensino no estrangeiro é bem diferente do português: é mais prático e as licenciaturas/mestrados são orientados para o mercado de trabalho. Vais terminar o curso preparado para a vida profissional e, em alguns casos, até com alguma experiência (há cursos com estágios integrados).

E a carga horária? Bem, podemos dizer-te que há países onde a carga semanal é igual à que tens num dia em Portugal. Isto acrescenta responsabilidade na forma como geres o teu plano de estudos, mas também te garante mais tempo livre.

8 razões para estudar no estrangeiro

#6 Não precisas ter um perfil muito extrovertido ou um aventureiro para estudar no estrangeiro

Não há um perfil específico para quem quer estudar no estrangeiro. Há lugar para todos! O importante é ir com uma mente aberta e que estejas confiante de que queres dar este passo. Vais sair da tua zona de conforto e, inevitavelmente, terás desafios diferentes, mas vais também juntar-te a uma comunidade de estudantes internacionais que estão no mesmo “barco” que tu e na qual te podes apoiar.

Sabias que antes da tua ida, a Information Planet dá-te a conhecer outros estudantes portugueses que vão para o mesmo destino e outros que já lá estão?

 

#7 Tens de ter conhecimentos de inglês, mas não precisas ser um ás

Os cursos são lecionados em inglês, logo é exigida alguma fluência no idioma. Este é um requisito de entrada avaliado pelas universidades estrangeiras, seja através de um exame de proficiência (por exemplo, o IELTS) ou, em alguns casos específicos, através da tua nota de inglês do secundário. Mas isto não significa que tenhas de ter um nível muito avançado no idioma. Uma coisa podes ter a certeza: podes não ir um pró, mas certamente voltas um!

 

#8 Não precisas tratar do processo burocrático. A Information Planet fá-lo por ti!

Tratar de uma candidatura ao estrangeiro é um processo complexo, mas é o nosso dia-a-dia há 14 anos! A Information Planet trata de tudo para garantir que as tuas candidaturas têm sucesso. Ajudamos-te na escolha do melhor curso e país (de acordo com o teu perfil, notas e preferências); realizamos as candidaturas; recolhemos, traduzimos e certificamos toda a documentação necessária; temos sessões de coaching para entrevistas de acesso e exames de inglês; fazemos sessões de preparação antes da tua ida; temos uma International Experience Manager que te dá suporte no destino, e muito mais.

Marca já a tua reunião gratuita
Conversa com um consultor especializado, explora as opções que existem para ti e fica a saber tudo sobre estudar no estrangeiro
Mais informações

Agora que já sabes algumas das coisas mais importantes sobre estudar no estrangeiro, falta explorares o que existe para ti! Fazer o ensino superior lá fora é uma experiência única que te permite estudar nas melhores universidades e sistemas de ensino do mundo, sair da tua zona de conforto, ter acesso a mais oportunidades e conquistar a tua independência.

Seja uma licenciatura ou mestrado o que procuras, marca uma reunião gratuita (e sem compromisso) com a Information Planet e fica a conhecer as tuas opções. Vais poder conversar com um consultor especializado e esclarecer todas as dúvidas. Estudar no estrangeiro é uma decisão importante e desafiante, mas a experiência é única e estamos aqui para te dar toda a orientação.

Contacta-nos para obter mais informação e marcar a tua reunião gratuita!